Os pernilongos são aqueles insetos que irritam a todos com seus zumbidos e suas picadas que atrapalham o sono da noite. Ao picar as pessoas, os pernilongos só querem se alimentar de um pouco de sangue. Mas o problema é que alguns desses insetos carregam em seus corpos organismos causadores de doenças, como malária, febre amarela, dengue e outras. Portanto, ao ser picada, a pessoa pode ser contaminada pelo inseto.
Mas você sabe como a sua pele reage a uma picada de pernilongo? Veja!
O pernilongo chupa o sangue por meio do bico pontiagudo que se estende da sua boca, e que se assemelha a um canudinho. O bico entra quase despercebido pelos receptores nervosos da pele. Quando a pessoa sente, é tarde demais: o pernilongo já encheu a barriga de sangue.
Contudo, ao passo que tira o sangue, o pernilongo também injeta uma enzima que é reconhecida como um corpo estranho pelas células de defesa. Na corrida das células pelos vasos capilares, alguns deles se rompem e liberam o seu líquido que se transforma num edema – aquela bolotinha no local da picada, que causa coceira.
Para se livrar dessa coceira, vale a pena algumas compressas frias ou passar pomada antialérgica, desde que receitada pelo médico.
Fonte: Saúde
